|| Indígenas protestam exigindo fim de incêndio na Terra Indígena Araribóia (MA)||
Grupo de indígenas participou de reunião com representantes do governo do lado de fora do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, na última sexta feira (9). Eles exigem uma ação efetiva do governo federal para combater o incêndio na Terra Indígena Araribóia, no sul Maranhão [http://isa.to/1JX2LFn].
O fogo já destruiu mais de 100 mil hectares de floresta, o equivalente a quase 25% da área, com 413 mil hectares, queimou casas dos índios Guajajara e ameaça um grupo de índios isolados Awá Guajá
Os índios alertaram sobre a urgência da situação e acenderam uma fogueira para simbolizar o sofrimento dos indígenas da região. Os primeiros focos de incêndio teriam começado a 50 dias, segundo análises de imagem de satélite do Greenpeace Brasil.
“As instituições estão brigando entre si e não conseguem ter uma estratégia efetiva de combate ao fogo”, denunciou Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil Apib. “O Ministério do Meio Ambiente tem de assumir, tem de pensar uma ação estratégica que dê resultado”, afirmou.
Leia na íntegra: http://isa.to/1LiP5GN
[Indígenas reunidos na entrada do Ministério do Meio Ambiente | Victor Pires/ISA]