Objetivo Geral
Devido à gravidade do deslocamento cultural e linguístico em muitas comunidades indígenas, em decorrência, em parte, da colonização do saber imposto às escolas indígenas, a ação ‘Saberes Indígenas na Escola’ tem por meta criar condições de mudar essa realidade, construindo propostas de elaboração de materiais didáticos e estudos de alfabetização (letramento-numeramento) em línguas indígenas. Nesse processo, as escolas indígenas têm um papel fundamental, tornando-se o centro da arena no qual as políticas linguísticas são negociadas, tanto para alfabetização como para os demais anos em suas respectivas etapas/modalidades de ensino. Nessa direção, os professores indígenas, além de reforçarem a importância da língua indígena no currículo escolar, podem criar políticas efetivas de alfabetização em línguas indígenas, nos projetos de educação intercultural bi/multilíngue, pois influenciam na construção de saberes, e, por isso, podem conseguir importante apoio, no interior de suas comunidades, para implantarem projetos de fortalecimento linguístico e epistêmico na escola e na comunidade, na produção da escrita e no fortalecimento da oralidade.