Índios protestam por demarcação de terras em frente ao Planalto, no DF

Postado por: antonio.urquiza

Um grupo de índios ocupou duas faixas da via N1 do Eixo Monumental, n na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, por volta de 14h desta terça-feira (11). O grupo quer a demarcação de terras na aldeia em que vivem, no Mato Grosso do Sul.

Por conta do protesto, duas faixas da via foram fechadas no sentido rodoviária, deixando apenas uma faixa liberada na altura do Palácio da Planalto. Houve uma pequena retenção no trânsito no local. A via foi liberada às 15h30.

Cerca de 70 indígenas participavam do protesto, segundo a Polícia Militar. Eles afirmaram que só deixariam o espaço após agendar uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

Os índios pedem a homologação do território onde se encontra a aldeia Taquara, no município de Juti, que tem 9,7 mil hectares, e a tribo vizinho de Uirarucá, que tem 11 mil hectares e fica em Arapó.

“O motivo que estamos aqui é que queremos levar resposta [à comunidade] sobre a demarcação, homologação da nossa terra, [queremos levar um] pedaço de documento para nossa família, nossa comunidade, para que possa ficar ciente que vai sair a demarcação de terra”, disse Ernesto Veron.

“Quanto mais atrasar a homologação da nossa terra no Mato Grosso do Sul, mais criança, mais mãe, mais anciões, mais professores, mais cacique, mais lideranças vão estar morrendo”, diz Veron. “Nós do Mato Grosso do Sul estamos judiados, ameaçados, por causa do nosso território indígena.”

 

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/08/indios-protestam-por-demarcacao-de-terras-em-frente-ao-planalto-no-df.html